A pecuária é uma atividade econômica de destaque no Brasil, principalmente em termos de comércio exterior. Para entender como a produtividade dessa atividade mudou entre 1985 e 2019 nos municípios da Amazônia Legal e do Brasil, explore a visualização a seguir.
Observe que uma maior dispersão para o lado direito do gráfico indica uma maior quantidade de bovinos criada por um hectare. Desta forma, a produção fica mais intensiva na Amazônia Legal conforme aumenta a quantidade de municípios com um maior número de bovinos/hectare.
Ao longo do tempo, portanto, a produção se tornou mais intensiva, o que reflete uma maior produtividade da atividade pecuária no restante do país e, também, na Amazônia Legal. Nessa região, por sua vez, a criação de bovinos está entre as atividades mais dinâmicas da região e desempenha um papel relevante no seu desenvolvimento.
Por meio da visualização a seguir, entenda a evolução do valor exportado de produtos com participação importante na pauta de exportações brasileiras entre 1997 e 2021.
Note que “Carnes e miudezas, comestíveis” e “Peles, exceto peles com pelo, e couros” incluem itens derivados da pecuária.
Os dados utilizados são compilados de diversas fontes através do pacote datazoom.amazonia
no R
.
Quer explorar mais sobre os micro dados da Amazônia Legal? Veja como acessando a nossa página no Github aqui.