Categories
Sem categoria

O Paradoxo Amazônico: Produtividade

Conheça os contrastes da produção agropecuária na Amazônia Legal

O panorama atual da Amazônia Legal é marcado por contradições. Enquanto a região sofre com recordes de destruição ambiental, causada pela expansão da produção agropecuária, encontramos uma realidade de baixa produtividade, subutilização e degradação das áreas desmatadas. Nesse contexto, o desmatamento figura como um dos três elementos do chamado “Paradoxo Amazônico” discutido por Beto Veríssimo, Juliano Assunção e Paulo Barreto em um artigo para o projeto Amazônia 2030.

A visualização abaixo ilustra a baixa produtividade da Amazônia Legal em comparação com o restante do país. Por exemplo, quando analisamos a quantidade de gado por área de pastagem e, portanto, a eficiência do uso da terra nesses locais, vemos o pouco aproveitamento do solo, apesar do crescente desmatamento da região.

Além disso, ainda que a maior parte das áreas de pastagem mais extensas esteja situada na Amazônia Legal, a visualização mostra que esses espaços representam uma pequena parcela do território total desses municípios. Assim, devido à grande extensão territorial e ao seu pouco aproveitamento, há uma baixa produtividade da pecuária em relação ao seu potencial. 

O ponto que os autores destacam é que, apesar do impacto ambiental que vem sofrendo, surgem oportunidades mais sustentáveis para a região desde que acompanhadas de um aumento da produtividade nas áreas desmatadas subutilizadas. Para mais informações sobre o processo de desmatamento, acesse O Paradoxo Amazônico: Desmatamento.

Para maiores detalhes, confira o artigo original no site do Amazônia 2030.

Os dados utilizados são compilados de diversas fontes através do pacote datazoom.amazonia no R.

Quer explorar mais sobre os micro dados da Amazônia Legal? Veja como acessando a nossa página no Github aqui.