Categories
Histórias

Como a produtividade da pecuária brasileira mudou ao longo do tempo?

Veja como a produção se tornou mais intensiva ao longo dos anos.

A pecuária é uma atividade econômica de destaque no Brasil, principalmente em termos de comércio exterior. Para entender como a produtividade dessa atividade mudou entre 1985 e 2019 nos municípios da Amazônia Legal e do Brasil, explore a visualização a seguir.

Observe que uma maior dispersão para o lado direito do gráfico indica uma maior quantidade de bovinos criada por um hectare. Desta forma, a produção fica mais intensiva na Amazônia Legal conforme aumenta a quantidade de municípios com um maior número de bovinos/hectare.

Ao longo do tempo, portanto, a produção se tornou mais intensiva, o que reflete uma maior produtividade da atividade pecuária no restante do país e, também, na Amazônia Legal. Nessa região, por sua vez, a criação de bovinos está entre as atividades mais dinâmicas da região e desempenha um papel relevante no seu desenvolvimento.

Por meio da visualização a seguir, entenda a evolução do valor exportado de produtos com participação importante na pauta de exportações brasileiras entre 1997 e 2021.

Note que “Carnes e miudezas, comestíveis” e “Peles, exceto peles com pelo, e couros” incluem itens derivados da pecuária.

Os dados utilizados são compilados de diversas fontes através do pacote datazoom.amazonia no R.

Quer explorar mais sobre os micro dados da Amazônia Legal? Veja como acessando a nossa página no Github aqui.